Os Princípios do Taekwon-do

Confira neste vídeo do canal RTKD Taekwon-do os 5 Princípios do Taekwon-do e sua aplicação dentro e fora do Dojang.

Os 5 Princípios do Taekwon-do são:

  1. Cortesia
  2. lntegridade
  3. Perseverança
  4. Autocontrole
  5. Espírito Indômito (Indomável)

 

Cortesia (Ye Ui)

No Taekwon-do, a cortesia não se restringe apenas às aulas, mas estende-se ao cotidiano e principalmente na relação com outras artes marciais e entre os seus instrutores e alunos. A prática do Taekwon-do é incompatível com a calúnia e a rivalidade.
O aluno de Taekwon-do deve tentar colocar em prática, inclusive o seguinte:

  1. Promover o espírito de colaboração mútua;
  2. Nunca admitir o desprezo maldoso a uma pessoa;
  3. Ser educado com o próximo;
  4. Tratar assuntos com honradez e sinceridade;
  5. Distinguir o instrutor do aluno, o sênior do júnior e o mais velho do mais jovem;
  6. Respeitar outras posições.

 

Integridade (Yom Chi)
Refere-se ao senso de justiça e responsabilidade que cada pessoa deve ter para si e para com os outros, o que exige a preocupação de conhecer suas próprias limitações.
São exemplos de falta de integridade:

  1. Aluno cujas ações e palavras se contradizem;
  2. Aluno que solicita graduação ao instrutor e que a procura obter para satisfazer apenas seu ego ou conquistar poder;
  3. O instrutor que não respeita nem a sua arte marcial, nem a si próprio, ensinando com técnicas ruins ou impróprias, por falta de conhecimento ou indolência, e não atribuindo ao aluno seu justo valor.

 

Perseverança (ln Nae)
Este princípio define a força de vontade e espírito de sacrifício que estão presentes em todas as artes marciais. Para se alcançar algo, com o alto grau de perfeição de uma técnica, deve-se determinar o objetivo e persistir constantemente.
Um dos fatores importantes para se tornar um bom praticante de Taekwon-do é o de superar cada dificuldade através da perseverança.

 

Auto-Controle (Guk Gi)
É extremamente importante dentro e fora do DOJANG, quer referindo-se a um combate ou a um assunto pessoal. A perda de autocontrole pode levar a consequências desastrosas, tanto para o aluno como para o seu oponente. A incapacidade de viver e/ou trabalhar dentro dos limites de outras pessoas, é também um exemplo de autocontrole.

 

Espírito-Indomável (Baekjul Boolgool)
O praticante de Taekwon-do deve ter sempre essa filosofia quando seus princípios forem questionados e quando se defrontar com injustiça, agindo com disposição e lutando de forma indômita, indiferente a quem sejam ou quantos forem os opositores.

 

Venha conhecer aqui na RTKD Taekwon-do a arte marcial que representa o espírito de aperfeiçoamento. Faça um treino experimental conosco e conquiste sua evolução. Taekwon!