Início » Teoria do Taekwon-do » Apostila do Taekwon-do ITF » Diferença entre Arte Marcial e Esporte
Podemos definir o esporte como passatempo, diversão, recreação e exercício praticado geralmente para vencer um adversário ou superar uma marca. A competição, fortalece o caráter e o espírito, além de promover a camaradagem. Existem artes marciais que estão constituídas como esporte oficial, ou porque são olímpicas ou porque são profissionalizantes. Com o tempo estas artes marciais, com certeza, ficarão definidas como esporte, porque a experiência demonstra que o conceito de arte se perde com o desportismo.
As artes marciais em geral englobam uma série de conceitos e princípios no meio dos quais se aspira a um mundo mais integrado e moral. Estas constituem um verdadeiro caminho na vida, através da qual se podem descobrir valores que fazem maior o ser humano.
Uma das diferenças entre ambos é que para realizar um esporte é necessário um treinador, ao passo que uma arte marcial necessita de um mestre, que não somente nos prepara física e tecnicamente, mas também nos ensina filosofia, cultura moral e nos prepara para vivermos melhor. E fundamentalmente nos leva pelo caminho de encontrarmos com o verdadeiro mestre que todos temos internamente.
As artes marciais, como esportes, apresentam os mesmos benefícios e malefícios que promovem os esportes em geral, mas o esporte é apenas uma pequena parte do ensino de artes marciais, não sendo esta, em particular, a mais importante, pois a verdadeira luta nas artes marciais é consigo próprio e não com o oponente, já que os rivais mais fortes que uma pessoa deve vencer são os que ela tem dentro de si mesma e não fora. As marcas a superar são objetivos na vida, como quantidade de madeiras que se tem que quebrar; é essa resistência tão difícil de precisar que nos permite cada dia uma nova superação, tornando-nos pessoas melhores do que éramos.
Estes conceitos, em particular, de que a luta principal é consigo mesmo e não com oponente e que as marcas a superar são nossos próprios objetivos, são as diferenças principais que existem entre arte marcial e esporte.
Existem tantas artes marciais e tão diferentes que é praticamente impossível traçar linhas de comparação. Podemos dividi-las em quatro grandes grupos:
1º grupo: As artes marciais que utilizam armas. Encontramos: o Kobudo, o Kendo, o Kyudo, o Jo-Do, entre outras.
2º grupo: Existem algumas artes em que a luta se realiza em muita pouca distância, ocorrendo agarrões, quedas, projeções, puxões, alavancas, técnicas de estrangulamento, Encontramos: o Judo, o Jiu-jitsu, o Aikido, o Sumô, o Hapkido, entre outras.
3º grupo: Artes que baseiam sua técnica em movimentos circulares. Encontramos: O Aikido, o Tai Chi Chuan e o Hapkido também integram este grupo.
4º grupo: Artes baseadas principalmente em golpes com mãos e pés. Encontramos: O Karatê, o Taekwon-do e o Kung-Fu integram este grupo mesmo que com métodos e objetivos radicalmente distintos.
Possivelmente poderíamos dizer que o Taekwon-do leva vantagem com relação as outras artes marciais no uso de técnicas de pé. Isto provavelmente se deve a geografia da península da Coreia e às características étnicas de sua gente. Mas a diferença principal, com certeza é que o Taekwon-do data do ano de 1955 e sua introdução no mundo teve lugar em 1967. É uma arte marcial científica e moderna. A forma de mover o corpo para obtenção de poder é completamente diferente do resto das artes marciais e a eficácia que implica sua Teoria do Poder não tem paralelo em outras artes marciais da atualidade.
Fonte: Enciclopédia do Taekwon-do – Gen. Choi Hong Hi
Unir Defesa Pessoal Real e Filosofia Marcial é o objetivo do Taekwon-do Tradicional.
Aprenda com o nosso SUCESSO.
Em qualquer lugar e horário!