Início » Teoria do Taekwon-do » Apostila do Taekwon-do ITF » Princípios do Taekwon-do
No Taekwon-do, a cortesia não se restringe apenas às aulas, mas estende-se ao cotidiano e principalmente na relação com outras artes marciais e entre os seus instrutores e alunos. A prática do Taekwon-do é incompatível com a calúnia e a rivalidade.
O aluno de Taekwon-do deve tentar colocar em prática, inclusive o seguinte:
Refere-se ao senso de justiça e responsabilidade que cada pessoa deve ter para si e para com os outros, o que exige a preocupação de conhecer suas próprias limitações.
São exemplos de falta de integridade:
Este princípio define a força de vontade e espírito de sacrifício que estão presentes em todas as artes marciais. Para se alcançar algo, com o alto grau de perfeição de uma técnica, deve-se determinar o objetivo e persistir constantemente.
Um dos fatores importantes para se tornar um bom praticante de Taekwon-do é o de superar cada dificuldade através da perseverança.
É extremamente importante dentro e fora do Dojang, quer referindo-se a um combate ou a um assunto pessoal. A perda de autocontrole pode levar a consequências desastrosas, tanto para o aluno como para o seu oponente. A incapacidade de viver e/ou trabalhar dentro dos limites de outras pessoas, é também um exemplo de autocontrole.
O praticante de Taekwon-do deve ter sempre essa filosofia quando seus princípios forem questionados e quando se defrontar com injustiça, agindo com disposição e lutando de forma indômita, indiferente a quem sejam ou quantos forem os opositores.
Fonte: Enciclopédia do Taekwon-do – Gen. Choi Hong Hi
Unir Defesa Pessoal Real e Filosofia Marcial é o objetivo do Taekwon-do Tradicional.
Aprenda com o nosso SUCESSO.
Em qualquer lugar e horário!