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Os Tuls são sequências de movimentos pré-fixados, onde o praticante simula um combate com adversários imaginários e diversos ângulos e posições.
Enquanto a luta indica apenas se seu oponente é mais ou menos avançado, o Tul pode ser a melhor forma de avaliar a evolução da técnica individual.
Há um total de vinte e quatro Tuls que representam as vinte e quatro horas (um dia) ou toda a vida do General Choi Hong Hi dedicada ao Taekwon-do.
A prática dos Tuls desenvolve as técnicas de combate, uma vez que, a realização de movimentos sequenciais proporciona o domínio do corpo, tornando os movimentos mais harmoniosos, além de auxiliar no fortalecimento muscular e no controle respiratório.
São fatores fundamentais para uma boa performance no TUL:
Eles podem ser executados com ou sem comando, ordem do professor, a saber:
Graduação | Tul |
---|---|
⚪⚪ Branca | Saju Dirigi / Saju Makgi * |
⚪🟡 Branca ponta Amarela | Chon-Ji |
🟡🟡 Amarela | Dan-Gun |
🟡🟢 Amarela ponta Verde | Do-San |
🟢🟢 Verde | Won-Hyo |
🟢🔵 Verde ponta Azul | Yul-Gok |
🔵🔵 Azul | Joong-Gun |
🔵🔴 Azul ponta Vermelha | Toi-Gye |
🔴🔴 Vermelha | Hwa-Rang |
🔴⚫ Vermelha ponta Preta | Choong-Moo |
⚫ I Dan | Kwang-Gae / Po-Eun / Ge-Baek |
⚫⚫ II Dan | Eui-An / Choog-Jang / Kodang |
⚫⚫⚫ III Dan | Sam-ll / Yoo-Sin / Choi-Yong |
⚫⚫⚫⚫ IV Dan | Yon-Gae / Ul-Ji / Moon-Moo |
⚫⚫⚫⚫⚫ V Dan | So-San / Se-Jong |
⚫⚫⚫⚫⚫⚫ VI Dan | Tong-ll |
* Saju Dirigi e Saju Makgi são movimentos preparatórios para Tuls.
Significa literalmente “Céu e Terra”.
No oriente é interpretado como a criação do mundo ou o começo da humanidade, por isso é o primeiro Tul executado por um principiante.
Este Tul possui duas partes similares, uma representando o céu e a outra a terra.
Início e término: Narani Jumbi Sogui
*Kihap
É o nome dado em homenagem ao sagrado Dan-Gun, o legendário fundador da Coreia no ano 2333 a.C.
Início e término: Narani Jumbi Sogui
*Kihap
É o pseudônimo do patriota Ahn-Chang-Ho (1876-1938), que devotou sua vida inteira à educação e ao movimento de libertação da Coreia.
Início e término: Narani Jumbi Sogui
*Kihap
Won-Hyo foi o notável monge que introduziu o budismo na dinastia Silla, no ano 686 d.C.
Início e término: Moa Jumbi Sogui A
*Kihap
Yul-Gok é o pseudônimo do grande filósofo Yi I (1536-1584) apelidado de “Confúcio da Coreia”.
O número de movimentos deste Tul refere-se ao seu local de nascimento, 38° de latitude.
O diagrama representa sábio.
Início e término: Narani Jumbi Sogui
*Kihap
Joong Gun é o nome dado ao patriota Ahn Joong Gun que assassinou Hiro Bumi Ito, o primeiro japonês governador geral da Coreia, conhecido como o homem que exerceu papel fundamental na fusão Coreia-Japão.
O número de movimentos neste Tul representa a idade do Sr Ahn quando ele foi executado na prisão de Lui-Shung em 26/03/1910.
Início e término: Moa Jumbi Sogui B
*Kihap
Toi-Gye é o pseudônimo do notável sábio Yi Hwang (1501-1570) que foi uma autoridade em neo-confucionismo.
O número de movimentos deste Tul refere-se ao local de seu nascimento, 37° de latitude.
O diagrama representa sábio.
Início e término: Moa Jumbi Sogui B
*Kihap
Hwa-Rang é o nome dado ao grupo de jovens, que originou-se na Dinastia Silla, no século VII.
O número de movimentos deste Tul se refere a 29ª divisão de infantaria onde o Taekwon-do teve seu desenvolvimento.
Início e término: Moa Jumbi Sogui C
*Kihap
Choong-Moo é o nome dado ao grande almirante Yi-son-Sin da Dinastia Lee.
A ele é creditada a invenção do primeiro navio encouraçado, Kobukson, que foi o precursor do submarino atual, em 1592 d.C.
A razão pela qual este Tul termina com um ataque com a mão esquerda é de simbolizar sua morte lamentável, não tendo chance para mostrar sua incontida potencialidade confirmada pela sua lealdade ao Rei.
Início e término: Narani Junbi Sogui
*Kihap
O nome é uma homenagem ao famoso Gwang-Gae-Toh-Wang, o 19º rei da Dinastia Koguryo, que reconquistou todos os territórios perdidos, incluindo a maior parte da Manchúria.
O diagrama representa a expansão e a recuperação do território perdido. Os 39 movimentos referem-se aos dois primeiros algarismos de 391 d.C., ano em que ele ascendeu ao trono.
É o pseudônimo de um súdito leal, Chong Mong-Chu (1400), que foi um poeta famoso e cujo poema “Eu não serviria a um segundo mestre, mesmo que fosse crucificado cem vezes”, é conhecido por todos os coreanos.
Ele também foi um pioneiro no campo da física. O diagrama representa sua lealdade inabalável ao rei e ao país no final da Dinastia Koryo.
Recebe o nome de Ge-Baek, um grande general da Dinastia Baek Je (660 d.C.). O diagrama representa sua disciplina militar severa e rigorosa.
É o pseudônimo de Son Byong Hi, líder do movimento de independência da Coreia em 1º de março de 1919. Os 45 movimentos referem-se à sua idade quando ele mudou o nome Dong Hak (Cultura Oriental) para Chondo Kyo (Religião do Caminho Celestial) em 1905.
O diagrama representa seu espírito indomável, demonstrado enquanto se dedicava à prosperidade de sua nação.
É o pseudônimo dado ao General Kim Duk Ryang, que viveu durante a Dinastia Yi, no século XIV. Este padrão termina com um ataque com a mão esquerda para simbolizar a tragédia de sua morte aos 27 anos na prisão, antes de atingir a maturidade plena.
É o pseudônimo do patriota Cho Man Sik, que dedicou sua vida ao movimento de independência e à educação de seu povo.
Os 39 movimentos simbolizam seus tempos de prisão e seu local de nascimento, no paralelo 39.
Denota a data histórica do movimento de independência da Coreia, que começou em todo o país em 1º de março de 1919.
Os 33 movimentos no padrão representam os 33 patriotas que planejaram o movimento.
O nome é uma homenagem ao General Kim Yoo Sin, um general comandante da Dinastia Silla. Os 68 movimentos referem-se aos dois últimos algarismos de 668 d.C., ano da unificação da Coreia.
A postura de prontidão representa uma espada desembainhada no lado direito em vez do esquerdo, simbolizando o erro de Yoo Sin ao seguir as ordens de seu rei e lutar com forças estrangeiras contra sua própria nação.
Recebe o nome do General Choi Yong, Primeiro-Ministro e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas durante a Dinastia Koryo, no século XIV. Choi Yong era muito respeitado por sua lealdade, patriotismo e humildade.
Ele foi executado por seus comandantes subordinados, liderados pelo General Yi Sung Gae, que mais tarde se tornaria o primeiro rei da Dinastia Lee.
O nome é uma homenagem a um famoso general da Dinastia Koguryo, Yon Gae Somoon.
Os 49 movimentos referem-se aos dois últimos algarismos de 649 d.C., ano em que ele forçou a Dinastia Tang a abandonar a Coreia após destruir quase 300.000 soldados em Ansi Sung.
O nome é uma homenagem ao general Ul-Ji Moon Dok, que defendeu com sucesso a Coreia contra uma força invasora Tang de quase um milhão de soldados, liderada por Yang Je, em 612 d.C. Ul-Ji, empregando táticas de guerrilha de ataque e fuga, foi capaz de dizimar uma grande porcentagem da força.
O diagrama (L) representa seu sobrenome. Os 42 movimentos representam a idade do autor quando ele projetou o padrão.
Homenageia o 30º rei da Dinastia Silla. Seu corpo foi enterrado perto de Dae Wang Am (Rocha do Grande Rei). De acordo com seu testamento, o corpo foi depositado no mar “Onde minha alma defenderá para sempre minha terra contra os japoneses”. Diz-se que a Sok Gul Am (Caverna de Pedra) foi construída para guardar seu túmulo. A Sok Gul Am é um belo exemplo da cultura da Dinastia Silla.
Os 61 movimentos deste padrão simbolizam as duas últimas figuras de 661 d.C., quando Moon Moo subiu ao trono.
É o pseudônimo do grande monge Choi Hyong Ung (1520-1604) durante a Dinastia Lee. Os 72 movimentos referem-se à sua época, quando ele organizou um corpo de monges soldados com a ajuda de seu aluno Sa Myung Dang.
Os monges soldados ajudaram a repelir os piratas japoneses que invadiram a maior parte da península coreana em 1592.
O nome é uma homenagem ao maior rei coreano, Se-Jong, que inventou o alfabeto coreano em 1443 e também foi um renomado meteorologista.
O diagrama (Z) representa o rei, enquanto os 24 movimentos referem-se às 24 letras do alfabeto coreano.
Denota a resolução da unificação da Coreia, que está dividida desde 1945. O diagrama (I) simboliza a raça homogênea.
Fonte: Enciclopédia do Taekwon-do – Gen. Choi Hong Hi
Unir Defesa Pessoal Real e Filosofia Marcial é o objetivo do Taekwon-do Tradicional.
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