Início » Teoria do Taekwon-do » Apostila do Taekwon-do ITF » Cultura Moral
O desenvolvimento intelectual e artístico do homem depende do conjunto de normas e elementos lógicos que o embasam.
Estes incluem os conhecimentos da arte, os direitos, os costumes e hábitos adquiridos. A moral é parte dos costumes e as normas de conduta que condicionam de certa maneira o proceder do homem, devido ao que estas pertencem ao âmbito da consciência pessoal. Por tais motivos são promovidas no Taekwon-do fortalecendo seu sentido e pondo uma ênfase especial em seu entendimento.
O aspecto moral está decididamente unido ao Taekwon-do. O General Choi Hong Hi não somente elaborou uma arte que promove a saúde física e mental, como também a perfeição de um comportamento moral para quem o pratica possa alcançar a maturidade técnica e mental e ajudar a construir uma sociedade mais ética.
O General Choi Hong Hi em seu livro enumera cinco qualidade que são recomendadas desde tempos antigos pelos orientais como virtudes desencadeantes de um comportamento ético e moral:
🔸 Atitude humanitária: E a virtude de compadecer-se do próximo desafortunado e amá-lo.
🔸 Retidão: É a virtude de se envergonhar das atitudes injustas e não desejar submeter-se.
🔸 Correção: O desenvolvimento adequado da personalidade provém de ser sincero consigo mesmo e com os demais e quem não é sincero com suas palavras não pode ser considerado um homem correto, sempre será visto como um homem falso.
🔸 Sabedoria: É a virtude de diferenciar o correto do incorreto, para os outros e para si mesmo.
🔸 Atitude confiável: É a virtude de manter sempre a palavra. A cultura moral é importantíssima no estudo do Taekwon-do e é para o crescimento e desenvolvimento do homem e sua dignidade.
Fonte: Enciclopédia do Taekwon-do – Gen. Choi Hong Hi
Unir Defesa Pessoal Real e Filosofia Marcial é o objetivo do Taekwon-do Tradicional.
Aprenda com o nosso SUCESSO.
Em qualquer lugar e horário!