Protocolo Marcial

Apostila do Taekwon-do

Protocolo Marcial

Protocolo marcial se refere a todo comportamento que um praticante de Taekwon-do necessita seguir como garantia do exercício de um padrão respeitoso conhecido por todos os mestres graduados em todo mundo.

Ele se refere a um comportamento perante à praticantes mais graduados garantindo que a presença de uma pessoa seja bem vista, pois demonstra conhecimento e respeito, evitando também situações embaraçosas na presença de ilustres personalidades do mundo marcial do Taekwon-do.

Podemos dividir o protocolo marcial em dois grandes blocos. Situações oficiais e não oficiais da prática de nossa arte, a saber:

 

🔸 Eventos oficiais:

Seminários e cursos em geral, exames de faixas, campeonatos, etc.

 

🔸 Eventos não oficiais:

Confraternizações, jantares, coquetéis, passeios turísticos, etc.

Antes de detalhar os itens citados anteriormente, algumas questões devem ser observadas:

Este capítulo apresenta situações extras necessárias, pois nem sempre estamos com mestres em sala de aula. O comportamento, ou protocolo em sala, foi detalhado no capítulo Comportamento no Dojang. Independente do lugar em questão, em um evento, seja oficial ou não, sempre devemos atentar a:

  1. Jamais interromper um mestre quando o mesmo estiver falando. Sempre esteja olhando para o mesmo quando este se pronuncia.

  2. Jamais ficar de costas a um mestre. Se necessitar recuar frente a uma autoridade, dê 3 passos, depois vire-se de costas.

  3. Jamais deixe um mestre aguardando uma pessoa ou um evento. O organizador responsável por acompanhar um mestre deve se antecipar aos horários deste.

  4. Pedir licença para fazer alguma observação.

  5. Compreender sua hierarquia. Saber quem são os seus superiores ou não.

  6. Trajar-se adequadamente para ocasião.

  7. Procurar certificar-se de que seus superiores possuem material e conforto que necessitam para quaisquer ocasiões.

  8. Caso um mestre necessite de auxiliares para um evento, esses devem ser tratados com igual consideração.

  9. Considera-se de bom tom, chegar com 30 minutos antes de quaisquer eventos e se predispor a auxiliar antes, durante e depois do evento, conversando com os organizadores.

Eventos Oficiais

🔸 Seminários e cursos em geral
  1. O local do evento deve ser inspecionado com antecedência. As condições devem ser ideais, com luz suficiente, banheiros e conforto para todos. Deve existir local de destaque para o mestre, com cadeira, mesa, água. O local deve portar bandeiras oficiais, e os demais materiais que o mestre necessitar, como: quadro, projetores, focos, aparadores de chute, pranchetas ou mesas para alunos, lápis, canetas, entre outros vistos anteriormente ao evento com os auxiliares do mestre em questão.

  2. O mestre ao chegar deve ser recepcionado por todos os participantes do evento com palmas até seu posicionamento central. Todos os participantes devem estar prontos, trajando uniforme, e na formação correta.

  3. Quaisquer perguntas devem ser feitas levantando o braço esquerdo e aguardando a autorização do mestre para que se possa falar. Jamais indagar um mestre em um seminário ou cursos que não em pé.
🔸 Exames de Faixa
  1. Os professores dos examinados em questão devem enviar nomes e conceitos dos alunos ao examinador bem antes ao evento, em prazo determinado.

  2. Previamente, os organizadores devem se certificar se o evento é aberto ou reservado.

  3. O local do evento deve ser inspecionado com antecedência. As condições devem ser ideais, com luz suficiente, banheiros e conforto para todos. Deve existir local de destaque para o examinador, com cadeira, mesa, água. O local deve portar bandeiras oficiais, e os demais materiais que o mestre necessitar, como: fichas de avaliação, provas impressas, pranchetas para alunos, lápis, canetas, calculadora, tábuas de quebramento, local reservado para que pessoas convidadas possam assistir e/ou fotografar, entre outros materiais vistos anteriormente ao evento com o examinador em questão.

  4. Devem estar presentes auxiliares graduados para que possam demonstrar e conduzir a parte prática conforme solicitação do examinador no momento.

  5. O examinador ao chegar deve ser recepcionado por todos os participantes do evento com saudação conforme sua graduação. Todos os participantes devem estar prontos, trajando uniforme, aquecidos e na formação correta.

  6. Os professores dos alunos examinados devem estar presentes.

  7. Quaisquer perguntas devem ser feitas levantando o braço esquerdo e aguardando a autorização do examinador para que se possa falar. Jamais indagar um examinador que não em pé.
🔸 Campeonatos
  1. O local do evento deve ser inspecionado com antecedência. As condições devem ser ideais, com luz suficiente, banheiros e conforto para todos. Deve existir local de destaque e reservado aos mestres convidados, com cadeira, mesa, água. O local deve portar bandeiras oficiais, cadeiras, mesas, marcadores e demais materiais conforme configuração conhecida pelos organizadores para competições.

  2. Na chegada de um mestre convidado o mesmo deve ser recepcionado por todos os participantes do evento com saudação e palmas até seu posicionamento central. Se o mesmo resolver se retirar deve ser procedido da mesma forma: Saudação e palmas até sua saída do ginásio. O campeonato deve ser interrompido na chegada e/ou saída do mestre em questão.

  3. Os participantes do campeonato devem obedecer algumas questões protocolares, a saber:
    • Não entrar no ginásio se o nome não for anunciado.
    • Um competidor deve estar vestido com seu dobok e acessórios necessários à atividade a ser exercida antes de ser chamado.
    • Somente pisar no ringue se for orientado a isso.
    • Não cruzar o ringue, caso tenha que passar a outro lado do mesmo, efetuar passando por trás de todos os juízes.
    • Não passar pela mesa central. Se necessitar se aproximar a mesa o faça pela lateral da mesma.
    • Ao passar por um mestre sempre o cumprimente.
    • Usar roupa correta para a competição, no caso árbitros, juízes, técnicos, competidores e pessoal de apoio possuem vestimenta apropriada.
    • Os competidores devem permanecer e com seu dobok e faixa até o fim do campeonato e sua premiação recebida.

 

Eventos Não Oficiais

🔸 Confraternizações, jantares, coquetéis, passeios turísticos, etc

Em quaisquer evento, lembrar: Independente do grau de amizade, um mestre deve ser sempre respeitado e tratado com prioridade. Considera-se adequado, embora não seja algo obrigatório, mas sim de boa “etiqueta marcial”, se preocupar com alguns detalhes na forma de tratar e acompanhar um Instrutor/Mestre de alta hierarquia.

Por exemplo:

  1. Abrir e fechar a porta de um veículo ou de um estabelecimento para o Instrutor/Mestre.

  2. Esperar o Instrutor/Mestre se servir primeiro ou escolher o cardápio de acordo com sua preferência.

  3. Buscar e acompanhar o Instrutor/Mestre em ocasião de sua chegada ou partida em eventos ou aeroportos, etc.

  4. Em reuniões ou eventos onde esteja presente um Instrutor/Mestre o traje deve ser passeio completo.

  5. Jamais manipular dinheiro ou fazer cálculos de gastos diante de um Instrutor/Mestre convidado pela Organização local.

  6. Um acompanhante jamais deve beber em uma mesa, de frente para o Instrutor/Mestre.

  7. Jamais interromper quando um Instrutor/Mestre estiver falando e não gerar e nem participar de conversas paralelas, pois isso significa uma grande falta de respeito, e quando um Instrutor/Mestre começar a falar, os acompanhantes devem se calar, mesmo que estejam falando, em sinal de humildade e respeito.

  8. Em um brinde lembrar-se da hierarquia. Os mais graduados possuem suas taças em alturas mais elevadas.

  9. Jamais se retirar de uma mesa sem pedir permissão ao Instrutor/Mestre.

  10. Jamais retirar o paletó enquanto o Instrutor/Mestre estiver usando o seu, e mesmo quando ele retirar, deve-se pedir permissão para tirar o seu.
Protocolo Marcial

Fonte: Enciclopédia do Taekwon-do – Gen. Choi Hong Hi

Vamos começar!

Aula Experimental
- GRÁTIS -

Válido para treino coletivo presencial.

Conheça a RTKD

Conquiste a
sua Evolução!

Unir Defesa Pessoal Real e Filosofia Marcial é o objetivo do Taekwon-do Tradicional.

Equipe RTKD de Taekwon-do Tradicional ITF
Conheça aqui o
MÉTODO RTKD

Você é a sua
MELHOR DEFESA!

Quer alcançar sua melhor versão?

CURSOS RTKD
ON-LINE

Aprenda com o nosso SUCESSO.
Em qualquer lugar e horário!

Parcerias