Início » Teoria do Taekwon-do » Apostila do Taekwon-do ITF » Protocolo Marcial
Protocolo marcial se refere a todo comportamento que um praticante de Taekwon-do necessita seguir como garantia do exercício de um padrão respeitoso conhecido por todos os mestres graduados em todo mundo.
Ele se refere a um comportamento perante à praticantes mais graduados garantindo que a presença de uma pessoa seja bem vista, pois demonstra conhecimento e respeito, evitando também situações embaraçosas na presença de ilustres personalidades do mundo marcial do Taekwon-do.
Podemos dividir o protocolo marcial em dois grandes blocos. Situações oficiais e não oficiais da prática de nossa arte, a saber:
Seminários e cursos em geral, exames de faixas, campeonatos, etc.
Confraternizações, jantares, coquetéis, passeios turísticos, etc.
Antes de detalhar os itens citados anteriormente, algumas questões devem ser observadas:
Este capítulo apresenta situações extras necessárias, pois nem sempre estamos com mestres em sala de aula. O comportamento, ou protocolo em sala, foi detalhado no capítulo Comportamento no Dojang. Independente do lugar em questão, em um evento, seja oficial ou não, sempre devemos atentar a:
Em quaisquer evento, lembrar: Independente do grau de amizade, um mestre deve ser sempre respeitado e tratado com prioridade. Considera-se adequado, embora não seja algo obrigatório, mas sim de boa “etiqueta marcial”, se preocupar com alguns detalhes na forma de tratar e acompanhar um Instrutor/Mestre de alta hierarquia.
Por exemplo:
Fonte: Enciclopédia do Taekwon-do – Gen. Choi Hong Hi
Unir Defesa Pessoal Real e Filosofia Marcial é o objetivo do Taekwon-do Tradicional.
Aprenda com o nosso SUCESSO.
Em qualquer lugar e horário!